quarta-feira, 18 de julho de 2012

FISM 2012 - Participação de portugueses no concurso (2)


Gonçalo Gil teve a coragem de concorrer e não envergonhou.

As expectativas que poderia haver relativamente à prestação de Gonçalo Gil no concurso de Cartomagia estavam, à partida, condicionadas pela respectiva falta de experiência em concursos. “Atirar-se” directamente para a FISM terá sido um salto mal calculado ou, quiçá, mal aconselhado.

No entanto, alguém que lhe é próximo, levantou a fasquia alta de mais ao escrever no Facebook o seguinte:


 E dirigindo-se, directamente, ao Gonçalo Gil:


A fazer fé em tal avaliação, parecem escassos os 56 pontos com que Gonçalo Gil foi classificado, pois, embora estando claramente acima do nível FISM mínimo, estão naquela faixa que a própria FISM apelida de “nível duvidoso para os Campeonatos Mundiais de Magia FISM”.  

Será que "rotina super bem preparada" é compatível com “nível duvidoso para os Campeonatos Mundiais de Magia FISM”? Deixo a resposta para esta pergunta à consideração das resmas de "experts" em magia que nestes dias invadiram o Facebook... 

Por outro lado parece-me que não será um grande cartão de visita para se apresentar como professor da “primeira” escola de magia existente em Portugal. Espertos (e não "experts"... ) são os que andam, desde 2006, a dizer que concorrem nos Campeonatos Mundiais da FISM que se seguem... Com tais adiamentos sucessivos, calculo que não chegarei a vê-los concorrer... Mas isso é apenas uma previsão.

Jomaguy

3 comentários:

  1. Caro Jomaguy,

    Estava eu numa pesquisa "Google" para saber se haveriam críticas relativas às prestações dos Portugueses em concurso na FISM 2012, quando encontrei este Blog, constatando também que o Forúm "ilusorium" está "fora do ar"...

    Em relação à minha prestação na FISM 2012, sinto-me bastante triste com o que aconteceu, pois se tudo tivesse corrido bem, penso que seria totalmente diferente... Tudo estava bem preparado, até anunciarem o meu nome, entrei em palco, e um "acessório" que estava cosido ao meu casaco descoseu-se e caiu no chão, comigo já em palco, a começar a rotina. tive de pedir "1 minuto" ao Júri para tentar "consertar" o que acontecera... Automaticamente pensei estar "Desclassificado", pois numa competição ao Nível de uma FISM não se podem cometer erros como este!!! Contudo, eles deixaram-me realizar a rotina, onde já foi tudo diferente. Mentalmente entrei já "derrotado" devido ao acontecimento anterior... Não me posso orgulhar de todo da minha prestação, bem como a escassa pontuação que tive (embora a considere justa, que em nada condiz com a minha posição de Professor da EMP, como o Jomaguy referiu). Defendo também que num campeonato do Mundo não se pode admitir qualquer tipo de erro!

    Fui apoiado pelos Portugueses presentes que apreciaram a minha prestação, bem como alguns 4 ou 5 "indivíduos" que desconheço, que apenas me disseram: "Very strong magic, for a bad lucky start... Congrats", no entanto nada serviu para "animar" o meu dia...
    Em conversa posterior com o Shawn Farquar (membro do Juri) disse-me que os erros são muito penalizados num nível FISM, incentivando-me a continuar a tentar a sorte noutras competições e voltar daqui a 3 anos com "tudo cosido devidamente ao casaco..."

    Contudo, agradeço a ajuda de todos os Portugueses que me ajudaram na minha rotina, e a todo o apoio.

    Como sei que o Jomaguy é grande conhecedor de cartomagia, gostaria de um dia lhe poder executar a rotina, pois gostaria de saber a sua opinião, relativamente ao que "apresentei" na FISM 2012, onde agora a minha intenção é tentar a sorte noutras competições, para quem sabe daqui a 3 anos ter menos azar...
    Caso esteja disposto e interessado em ver a minha rotina, aguardo um contacto seu.

    Melhores cumprimentos,
    Gonçalo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gonçalo
      Neste momento não tenho disponibilidade para realizar acções de consultadoria mágica , para além daquelas com que já me comprometi.
      Isso não impede que, caso eu assista à apresentação da sua rotina num congresso ou festival mágico, eu lhe possa manifestar alguma opinião, se tal continuar a ser o seu desejo.
      Melhores cumprimentos
      Jomaguy

      Eliminar
  2. Depois dos comentários que o Gonçalo Gil escreveu no Facebook e no Ilusorium, na sequência das criticas ao programa de magia do seu amigo Miranda e à escola de magia onde dá licções, parece-me agora muito mais manso, mais contido nos comentários e mais conscencioso do seu lugar de novato no ilusionismo. O que muito me admira porque na mensagem de apresentação da Escola de Magia do Porto, onde o Gonçalo é professor, diz com toda a pompa que, "(...) o aluno será capaz de dominar as várias vertentes da arte". Ora, para ensinar alguém a dominar as várias vertentes da arte, é preciso que quem ensina as domine também. Mas pelo texto anterior e pela sua prestação na FISM, ficou agora muito claro (para os que ainda não tinham percebido) que esse domínio não existe.

    No entanto não é essa a ideia transmitida na sua apresentação da página web da supracitada escola, onde referem a seu respeito: "Dentro do ilusionismo a sua especialidade é o close-up (magia de perto), mais concretamente a magia com cartas."

    É caso para perguntar: Jomaguy, tu vais dar aulas de cartomagia a um professor, especialista em magia com cartas?

    Tudo isto é surreal e no mínimo espelha uma grande falta de noção da realidade, pois note-se que no seu texto anterior, assume a determinada altura que um acessório que estava cosido ao casaco se descoseu e caiu, mais adiante refere que pensa regressar com tudo cosido devidamente, para quem sabe ter menos azar.

    Azar?
    Um acessório que não está devidamente cosido (como assume) é azar?
    Alguém que não previu esta falha, para garantir uma redundância, não é azar, é inexperiência, é falta de engenho.

    Sugiro que peça opiniões a quem lhe deu o aval para ir à FISM, estou seguro que são pessoas com mais conhecimentos que o Jomaguy, pois ocupam um lugar de tamanha responsabilidade. São directamente responsáveis pela fraca prestação do Gonçalo.

    Não conheço a magia do Gonçalo Gil, mas conheço de "olhos fechados" a sua retórica. Já cá ando há uns anos e já vi muita fanfarronice. Tecnicamente não tenho nada a dizer, não conheço e até admito que possa ir longe (os meus sinceros parabéns adiantados caso venha a acontecer), mas quanto à postura que vem demonstrando está longe de ser bem sucedido.

    Estas quedas pelo caminho são boas licções de vida. Assim espero, que saiba tirar daí boas conclusões.

    Rui Morgado

    O tempo acabou por colocar o Gonçalo Gil no seu lugar.

    ResponderEliminar