quarta-feira, 25 de julho de 2012

O "camaleão facebookiano"

As redes sociais permitem detectar no seio do "mundo virtual" os mesmos pecados da natureza humana que se encontram no "mundo real".
Recentemente descobri, no Facebook, um camaleão. Por isso o designo como "camaleão facebookiano".
O artista (sim, porque de um verdadeiro artista se trata...) começou por subscrever com um "gosto" o esterco que outro artista colocara em forma de post... Quiçá, depois de pensar melhor, decidiu deixar de gostar do esterco que aprovara... Mais tarde, depois de voltar a reflectir ainda melhor, decidiu voltar a gostar do esterco...
Eu não gosto de ter entre os meus amigos (mesmo que apenas o sejam de forma virtual) quem gosta de esterco... E muito menos gosto de ter amigos que gostam de esterco às segundas, quartas e sextas e deixam de gostar nos restantes dias da semana... Por isso já "desamiguei" o "camaleão facebookiano".

Jomaguy

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CARDTOON à portuguesa...

Palavra de honra que, se não estivesse acompanhado por uma imagem sugestiva, eu nunca iria conseguir "adivinhar" qual o artigo mágico que uma loja de magia portuguesa online pretendia vender com o seguinte anúncio:


Jomaguy

sábado, 21 de julho de 2012

Helder & Derek na MAGIC

A edição de Agosto 2012 da revista MAGIC apresenta uma desenvolvida reportagem sobre o espectáculo que, recentemente, Helder Guimarães e Derek DelGaudio protagonizaram no Peller Theatre do Magic Castle.
Da autoria de Mike Caveney, o artigo (intitulado simplesmente HELDER & DEREK) é referenciado nos seguintes moldes, no mail enviado como MAGIC Peview:

A mesma edição da MAGIC apresenta uma grande entrevista com Neil Patrick Harris, presidente da Academia de Artes Mágicas de Hollywood (Magic Castle). A determinada altura dessa entrevista, Neil Patrick Harris refere-se ao supracitado espectáculo, da seguinte maneira:


quarta-feira, 18 de julho de 2012

FISM 2012 - Participação de portugueses no concurso (4)


Michael Neto e Frédéric Da Silva cumpriram... mas eu esperava mais.

Houve mais dois portugueses presentes no concurso: Michael Neto, concorrendo por Inglaterra na modalidade de Micromagia, e Frédéric Da Silva, concorrendo por França em Mentalismo.

Michael Neto teve 64 pontos, com que poderia ter obtido o 3º lugar se não tivesse havido concorrentes com pontuação superior para preencher tal lugar. Confesso que esperava que o Michael Neto, face à sua experiência e ao seu traquejo em andanças de concurso, pudesse, pelo menos, obter pontuação passível de 2º lugar.

Frédéric Da Silva teve 67 pontos, com que poderia ter obtido o 3º lugar, se não tivesse havido concorrentes com pontuação superior para preencher tal lugar. Também neste caso eu esperava uma melhor pontuação. Dado que a Frédéric Da Silva foi outorgado (creio que em dois anos consecutivos) o Prémio de Melhor Mentalista da Europa pela Ordem Europeia dos Mentalistas, eu esperava que ele obtivesse pontuação para ser um 1º Prémio. E sê-lo-ia pois tal prémio ficou deserto. Portanto tenho que chegar à conclusão que a Ordem Europeia dos Mentalistas (que desconhecia até ouvir do prémio Nostradamus d’or do Frédéric Da Silva) tem critérios menos exigentes do que a FISM.

Jomaguy

FISM 2012 - Participação de portugueses no concurso (3)


Mr. Covilhete foi um fracasso!

O terceiro participante que representou Portugal foi Mr. Covilhete, que se apresentou a concurso em Magia Cómica. E o resultado não deixa dúvidas, nem dá vontade de sorrir. O veredicto do júri foi: ABAIXO DO NÍVEL FISM.

Se a situação, de per si, é bastante desagradável, ela assume contornos de tragédia quando verificamos que Mr. Covilhete não é outro senão David Sousa que, nos Campeonatos Mundiais de Magia de 2006 (Estocolmo) arrecadou o 2º Prémio na modalidade de Manipulação com uma excelente pontuação (81 pontos). Ficar agora, com outra rotina, abaixo dos 50 pontos é uma tragédia.

Quem ganha um prémio FISM tem responsabilidades acrescidas numa posterior apresentação em concurso. Não se lhe exige que ganhe, mas está obrigado a apresentar um trabalho que não deslustre o prémio anteriormente obtido. Caso contrário sujeita-se à hipótese que muita gente comece a pensar que o prémio anteriormente obtido foi fruto de um momento de inspiração e criatividade e não o resultado de um conhecimento bem solidificado sobre a arte mágica.

Provavelmente a culpa não terá sido apenas do David Sousa. De acordo com alguns posts que li no Facebook, teve alguns amigos que confiavam abertamente no respectivo êxito. Aqui estão dois exemplos.


Infelizmente, para ele, o David Sousa, tem tido “amigos” que, mesmo em situações em que ele faz fraca figura, o aplaudem e lhe dizem “muito bem”. Serão esses os seus verdadeiros amigos?

Mas não é apenas o David Sousa que fica mal neste caso. Também fica muito mal vista a Associação Portuguesa de Ilusionismo, que lhe deu o aval para concorrer.

E quanto ao aval da API ainda se poderá levantar outra questão. Inicialmente o Frédéric Da Silva anunciou que iria representar Portugal. Como esteve presente na gala da API destinada à obtenção de tal aval, deduzo que o terá conseguido. Quando saiu a primeira listagem de concorrentes à FISM 2012 o nome de Frédéric da Silva não constava da mesma. Provavelmente tal ficou a dever-se à limitação do número de concorrentes que a API poderia inscrever. Posteriormente o nome de Frédéric Da Silva apareceu integrado na “legião francesa” em substituição/complemento do concorrente de nome Si. A ser correcta esta dedução, conclui-se que a API eliminou da sua lista o nome de Frédéric Da Silva (que obteve 67 pontos no concurso, pontuação que lhe daria o 3ª lugar, no caso de não ter havido três concorrentes que obtiveram pontuação superior) para manter o nome de Mr. Covilhete (que foi desclassificado por estar abaixo do nível FISM). Tudo indica que a API tomou uma decisão péssima.

Jomaguy


FISM 2012 - Participação de portugueses no concurso (2)


Gonçalo Gil teve a coragem de concorrer e não envergonhou.

As expectativas que poderia haver relativamente à prestação de Gonçalo Gil no concurso de Cartomagia estavam, à partida, condicionadas pela respectiva falta de experiência em concursos. “Atirar-se” directamente para a FISM terá sido um salto mal calculado ou, quiçá, mal aconselhado.

No entanto, alguém que lhe é próximo, levantou a fasquia alta de mais ao escrever no Facebook o seguinte:


 E dirigindo-se, directamente, ao Gonçalo Gil:


A fazer fé em tal avaliação, parecem escassos os 56 pontos com que Gonçalo Gil foi classificado, pois, embora estando claramente acima do nível FISM mínimo, estão naquela faixa que a própria FISM apelida de “nível duvidoso para os Campeonatos Mundiais de Magia FISM”.  

Será que "rotina super bem preparada" é compatível com “nível duvidoso para os Campeonatos Mundiais de Magia FISM”? Deixo a resposta para esta pergunta à consideração das resmas de "experts" em magia que nestes dias invadiram o Facebook... 

Por outro lado parece-me que não será um grande cartão de visita para se apresentar como professor da “primeira” escola de magia existente em Portugal. Espertos (e não "experts"... ) são os que andam, desde 2006, a dizer que concorrem nos Campeonatos Mundiais da FISM que se seguem... Com tais adiamentos sucessivos, calculo que não chegarei a vê-los concorrer... Mas isso é apenas uma previsão.

Jomaguy

FISM 2012 - Participação de portugueses no concurso (1)


Os Tá Na Manga estão de parabéns!

Ganhar um prémio nos Campeonatos Mundiais de Magia não é tarefa fácil. (Nota: até parece fácil quando são outros a consegui-lo...) 
Por isso esta breve resenha da participação dos mágicos portugueses que se apresentaram a concurso não pode deixar de começar, precisamente, por um post com um FORTE APLAUSO à prestação dos Tá Na Manga que arrecadaram o 3º Prémio na categoria de Magia Geral.

Nos mais de 50 anos de história dos Campeonatos Mundiais de Magia FISM, esta foi a terceira vez que o nome de Portugal apareceu referenciado na lista de premiados. Conseguiram um feito que nunca será demais realçar!

No entanto, a fazer fé nalgumas expectativas que foram veiculadas por alguns “experts” em posts no Facebook, pode parecer que este 3º Prémio soube a pouco. Estou convicto que, para os próprios elementos do grupo (Pedro Teixeira e Gonçalo Jorge), tal não é o caso. As imagens colocadas no Facebook (que haviam sido captadas pela câmara de Ana Dias após a obtenção do prémio ) não deixam dúvidas quanto ao carácter genuíno da felicidade espelhada nas mesmas.

Mas imagino a frustração que poderia ter tido este 3º Prémio se eles dessem credibilidade aos “experts” que, no Facebook, escreveram o seguinte:

Expert nº1
Previsão aberta.
Grand Prix FISM 2012:
Tá na Manga.

Expert nº 2
A esta hora já devem ter concorrido de certeza e espero sinceramente que tragam mais um caneco para o nosso país que precisa de mais gente como vocês. Desde que a vossa rotina tenha corrido a 80% do que vocês esperavam já será de certeza suficiente para ser a melhor deste campeonato!

Se há frustração é mesmo para tais "experts" pois chegam à conclusão que o seu conceito de 1º Prémio ou Grande Prémio FISM está um pouco (quiçá, muito...) desfasado da realidade, pois a brilhante pontuação dos Tá Na Manga (77 pontos) nunca lhes permitiria ter mais do que um 2º Prémio.

Jomaguy


terça-feira, 17 de julho de 2012

MASTERCLASS DE ILUSIONISMO NOS AÇORES

A Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira promoveu no início deste mês Workshops e Masterclass de Ilusionismo.

Ora, de acordo com a Wikipedia temos:
master class is a class given to students of a particular discipline by an expert of that discipline—usually music, but also painting,drama, any of the arts, or on any other occasion where skills are being developed.


Tenho portanto que concluir que o José Mágico que ministrou a dita Masterclass é um expert de ilusionismo. Melhor dizendo, é mais um dos muitos experts de ilusionismo em que Portugal é fértil...

Aqui está o cartaz:


Jomaguy

sábado, 14 de julho de 2012

FISM 2012 - Lista de premiados

De acordo com post publicado por Craig Mitchell no forum da GENNI, com a informação existente em  http://www.portaldemagia.net/ganadores-del-mundial-de-magia-fism-2012/  e com o post colocado na página FISM do Facebook a lista de premiados na FISM 2012 é a seguinte:


FISM 2012 Winners and Awards

Grand Prix Stage – Yu Ho Jin (Korea)

Grand Prix Close-up – Yann Frisch (France)

1st Place – General Magic – Marko Karvo (Finland)
2nd Place – General Magic (ex-aequo) - Les Chapeaux Blancs (France) and Haon Gun (Korea)
3rd Place – General Magic – Tá Na Manga (Portugal)

1st Place – Comedy Magic – Doble Mandoble (Belgium)
2nd Place – Comedy Magic - Mikael Szaniel (France)
3rd Place – Comedy Magic - Jean-Phlippe Loupi (France)

1st place – Manipulation – Yu Ho Jin (Korea)
2nd place – Manipulation - Lukas (Korea)
3rd place – Manipulation - Kim Hyun Joon (Korea)


1st place – Parlor – Yann Frisch (France)
2nd place – Parlor (ex-aequo) - Matthew Wright (England) and Johan Stahl (Sweden)

3rd place – Parlor – Pierric (Switzerland)

1st place Cards – Jan Logemann (Germany)
2nd place Cards – Patrick Lehnen (Germany)
3rd place Cards – Zeki Yoo (Korea)


1st place Micro Magic – Andost (USA)

2nd place Micro Magic – Jaque (Spain)
3rd place Micro Magic – Ex-aequo Red Tsai (Taiwan) and Vittorio Belloni (Italy)

1st place Illusions – Marcel Prince of Illusions (Netherlands)
2nd place Illusions - Cubic Act (France)
3rd place Illusions - Guy Barett (USA)

1st place Mentalism -
2nd place Mentalism – Kristoph Kuch (Germany)
3rd place Mentalism – Christian Bichof (Switzerland)

Invention Award – Tango (Argentina)
Most Original in Close-up - Simon Coronel (Australia)
Most Original in Stage - Ted Kim (Korea)

Special FISM AWARDS
Creativity and artistic vision – Teller
History, research and scholarship – Mike Caveney
Theory – Eugene Burger


Jomaguy

sexta-feira, 13 de julho de 2012

FISM 2012 - Concursos (5)

Craig Mitchell comentou a actuação de Frederic Da Silva nos seguintes moldes:

"17. Frederic da Silva – Si – Mentalism – France Mentalism agony with formulaic contest act set in a travel agency with chosen destination, predicted amount et al ... all magically revealed in a letter."

FISM 2012 - Concursos (4)

David Sousa foi desclassificado no concurso de Magia Cómica conforme a FISM anunciou na sua página no Facebook:










Craig Mitchell, apesar de, até este momento, não ter feito a reportagem completa da respectiva sessão de concursos de palco, já comentou a prestação do David Sousa, nos seguintes termos:




Posteriormente, numa apreciação mais pormenorizada, Craig Mitchell escreveu o seguinte:

"12. David Sousa – Mr Covilhete – Comedy Magic – Portugal Past FISM winner, David Sousa, committed career suicide with an act that defied belief. How this ever reached FISM is beyond comprehension . The judges clearly took pity on him as a past winner – but he should have been redlighted for being way below FISM standard. Leaving the stage for 20+ seconds in the midst of his act – periods of complete and utter silence, cups & balls on stage, visible thread, a horrible rendition of the Living Hand – how did David Sousa ever allow this to happen."

quinta-feira, 12 de julho de 2012

FISM 2012 - Concursos (3)

A apresentação no concurso do grupo Tá Na Manga mereceu de Borjini a seguinte apreciação:




Craig Mitchell fez a seguinte apreciação:

"2. Pedo Teixeira – Ta Na Manga - Theatrical, deliberate and measured – a great performance piece with a live on-stage narrator to the one side illuminated by a single spotlight and magician on the other. Magician has to reconcile his love for magic versus his love for his partner ... in a tongue-in-cheek way. Lightbulb and hank transpo, silk to rose, vanishing and appearing tie between narrator and magician ( this is another new trend – transpositioning ties at FISM ), Ellusionist smoke and a real-life slap on the face by the jilted lover which must have hurt big time. Congrats!"

FISM 2012 - Concursos (2)

A participação de Michael Neto no concurso mereceu de Craig Mitchell a seguinte apreciação:


quarta-feira, 11 de julho de 2012

FISM 2012 - Concursos (1)

Craig Mitchell está a fazer uma reportagem da FISM 2012 em http://www.linkingpage.com/.

Gonçalo Gil foi o primeiro português a apresentar-se no concurso e mereceu a seguinte apreciação:






Mago Borjini também está a fazer uma reportagem em http://magoborjini.blogspot.in/.

A propósito da actuação de Gonçalo Gil, escreveu o seguinte:





Tendo como fonte de informação a duas reportagens supracitadas, o BLOGDEMAGIA (http://blogdemagia.com/) também está a seguir a FISM 2012 passo a passo.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

SEMANA "QUASE PORTUGUESA" DE MAGIA (Magic Castle) - Alteração no elenco

O elenco inicialmente divulgado para a programação da semana "quase portuguesa" do Magic Castle foi alterado com a substituição de João Blümel por Leandro Morgado conforme se pode ver em http://www.magiccastle.com/schedule/index.cfm.



OPEN PREDICTION no Facebook

O mentalista João Blümel expressou no Facebook uma previsão relativa aos resultados da participação dos mágicos portugueses no Campeonato Mundial de Magia FISM 2012. Aqui se reproduz tal previsão com a devida vénia.


FISM 2012 (Blackpool) começa hoje

Começa hoje o Campeonato Mundial de Magia FISM 2012 que conta com vários concorrentes portugueses, em representação de associações mágicas portuguesas e não só, conforme já referi em post colocado no passado dia 14 de Maio.
Contrariamente ao que referi nesse mesmo post, Frederic Da Silva vai estar presente a concurso em representação de França (e não em representação de Portugal conforme anunciara numa das suas presenças num programa de TV).
A informação errada que coloquei em tal post não é da minha responsabilidade, pois, nessa altura, na lista de concorrentes providenciada no website da organização, não constava o nome de Frederic Da Silva entre os concorrentes de Mentalismo, conforme se por ver na seguinte imagem:


Tal informação foi, entretanto, alterada e, hoje, pode ler-se o seguinte:

Jomaguy

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Helder Guimarães na Austrália

Helder Guimarães está a actuar, na Austrália, no Melbourne Magic Festival. Informação mais detalhada pode ser vista em http://melbournemagicfestival.com/2012-programme/family-shows-2/special-international-guest-magician/.

domingo, 1 de julho de 2012

Conferências na semana "quase portuguesa" de magia (Magic Castle)

A completar a semana "quase portuguesa" de magia que vai ter lugar no Magic Castle foi anunciada a conferência da semana nos seguintes termos:


Destaque positivo: Este ano foram atempadamente anunciados os nomes de ambos os conferencistas. No ano transacto, o Pedro Lacerda não teve a mesma "sorte" que, este ano, tocou ao Rafael Baltresca.

Destaque negativo: Ao escrever-se "This is a double-header from Portugal" os leitores inferem, naturalmente, que o Rafael Baltresca é português.


Jomaguy